Finalmente estou de voltar (ou voltando) para retomar esse projeto que tem tanta importância na vida de todos que desfrutam e gostam desse hobby.
O primeiro projeto é a restruturação desse espaço, mas isso virá com o tempo, o importante é realmente retomar o conteúdo, as dicas e a troca de experiências.
Agora, há um outro projeto em que estou trabalhando, mas que para a época não tem nada de inovador, já que hoje em dia o Ecoturismo é tão difundido assim, mas acho que vale a pena um piloto.
A ideia é a seguinte, conheço muitas pessoas que já tomaram o gosto pelo ecoturismo, principalmente, caminhadas em trilhas, daí depois de muito conversar e por muitos saberem que eu acampava, então resolvemos proporcionar uma experiência gradual para pessoas que nunca acamparam, mas que tem a curiosidade e a vontade de fazê-lo. Vou chamar esse projeto por enquanto de “vamos acampar?”, o nome não é nada criativo, nada inovador, mas está valendo.
Por que “uma experiência gradual”?
Conversando com quem nunca acampou e ouvido as inúmeras dúvidas comecei a notar que seria possível dividir as experiências em campings de forma conheceêlas aos poucos, ou seja, selecionei um grupo de amigos que se interessam por isso e planejar uma viagem apenas para proporcionar a eles a experiência de organizar as tralhas para esse camping (sem muita malas e sem um guarda-roupa inteiro para as mulheres), além disso, poderão experimentar como é dormir numa barraca sem ser no quintal de casa.
Depois disso, para os que sobreviverem, sem muitas dores nas costas por não dormir em suas camas e para os que realmente gostarem, marcaremos a segunda viagem que visa um pouco mais de experiência, aprender a cozinhar o que conseguirmos levar (sem panela elétrica de arroz) e mais algumas experiência que possa ser importante, como acender fogo, cuidados com fogueiras, entre outras informações.
E por ultimo uma experiência visando prepara-se para uma trilha de mais de um dia de duração ou um camping selvagem.
Espero que esse projeto dê certo e principalmente, poder compartilhar aqui como foi organizar tudo isso e quais foram as impressões dos participantes. Acredito que além de uma ótima vivência, isso tudo contará como uma ótima desculpa para retomar esse hobby.
Logo, retomarei as postagens, assim que me atualizar novamente desse mundo do que estou afastado há alguns anos.
domingo, 30 de setembro de 2012
Novos projetos
terça-feira, 7 de abril de 2009
Mulheres no Camping
Após diversas discussões por MSN e a maioria delas sempre acabavam caindo no mesmo assunto: as peculiaridades de acampar com esposas e namoradas; como são elas no camping; porque algumas ainda não se interessam por esse hobby.
De tanto cair nesse assunto, foi que o Fábio (Barraca Tecnológica) resolveu fazer o convite oficial a sua namorada e pedir que ela expusesse as impressões e experiências adquiridas nos campings que o casal fez, para que outras mulheres possam se inspirar e acompanhar seus maridos e namorados nesse hobby apaixonante.
A idéia cresceu e a Fabi junto com mais algumas amigas estão agora a frente do Blog Mulheres no Camping. E é com muito orgulho que recomendo o blog Mulheres no Camping e desejo muito sucesso a mulherada que está encarando esse desafio e espero também sanar muitas das dúvidas sobre as peculiaridades femininas na hora de acampar.
Recomendo a todos (não só as mulheres).
Para acessar o Mulheres no Camping, clique aqui.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Albergue da Juventude

Para quem gosta de viajar e entre o roteiro estão cidades históricas, turísticas e de grande circulação, essa é uma dica importante, principalmente para quem está planejando uma destas viagens, seja para mochilar ou até mesmo para conhecer lugares diferentes, mas que muitas vezes, ficam afastados de campings. Existe uma instituição mundial chamada Hostelling Internacional, conhecida aqui no Brasil como Albergues da Juventude.
Essa instituição criada na década de 90 lançou uma rede padronizada de hospedagem mundial para viajantes. Os Hostels ou Albergues da Juventude como são conhecidos por aqui, são locais que seguem as normas e padrões criadas pela Hostelling. Dessa forma é possível encontrar Albergues espalhados em 5 continentes e mais de 80 países. No Brasil é possível encontrá-los em diversas cidades turísticas. Outro ponto importante é que as diárias pelo menos no Brasil vão de 15 a 40 reais, tornando a oportunidade de conhecer lugares uma opção barata.
Para utilizar dessa hospedagem é necessário se associar, e é muito simples, basta procurar um dos postos do Albergue da Juventude encontrados nas principais cidades das regiões Sul e Sudeste do Brasil ou através da página do Albergue da Juventude. Nos postos de atendimento a carteirinha que sai na hora, sendo necessário apenas preencher uma ficha cadastral e pagar uma taxa de anuidade que varia de acordo com a categoria de carteirinha, sendo possível fazer a carteirinha para uso apenas nacional ou internacional e essa taxa de anuidade varia de 20 a 40 reais.
Para que fizer a carteirinha recebe um guia de bolso para alberguistas, que contem além da lista de albergues espalhados no mundo, também tem algumas dicas muito interessantes para quem planeja uma viagem internacional.
Com a carteirinha em mãos, bastante apenas verificar se no roteiro da sua próxima viagem existe algum Albergue da Juventude e fazer a reserva, alguns deles tem um sistema de reserva atrás do próprio site.
Algo que chama a atenção é que entre a filosofia dessa instituição está a questão de criar a oportunidade para que as pessoas conheçam cidades, países, culturas e costumes diferentes, para aprenderem a respeitar as peculiaridades de cada povo e a conviver em sociedade.
Fica aí a dica.
O site da Federação Brasileira de Albergues da Juventude:
http://www.hostel.org.br
O site da Associação Paulista de Albergues da Juventude:
http://www.alberguesp.com.br
O blog oficial do Hostel Brasil:
http://hostelbrasil.wordpress.com
Final de Férias
Poxa, no final das contas, planejei minhas férias e elas não deram muito certo, pretendia viajar, conhecer algumas cidades do Sudeste, mas infelizmente não pude, de qualquer fora, descansei bastante e agora estou pronto pra aguentar até as minhas próximas férias que serão em Julho (isso mesmo, em Julho), essa sim já estão planejadas e dessa vez farei dar certo. Já estou me programando desde já e já vou começar a planejar e organizar tudo para a viagem ao Sul, pra conhecer o inverno de lá!
segunda-feira, 2 de março de 2009
Começa o Ano
Apesar de já estarmos em Março, essa semana tive a impressão verdadeira de que o meu ano começou. Só agora, após o Carnaval é que as coisas pra mim parecem ter começado a caminhar.
Agora tenho algumas semanas pra planejar a minha viagem de férias, já que no final desse mês tirarei alguns dias de férias e vou aproveitar pra conhecer alguns lugares que nunca tinha sonhado em conhecer.
Espero que dê tudo certo e que eu possa postar todos os preparativos e os detalhes da viagem aqui.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Campings & Folia
Há algum tempo atrás, discutimos no blog Camping Total um pouco sobre preços e infra-estrutura dos atuais campings, e agora vou comentar sobre uma tendência que tenho notado nos campings de uns tempos pra cá, a questão das folias de carnaval nos campings.
Estamos às vésperas do Carnaval, feriado mais extenso e popular do nosso país, e já vimos os preparativos que estão sendo feitos, em algumas cidades teremos desfiles de escolas de samba, trio-elétricos e micaretas, isso sem contar as festas promovidas por algumas instituições particulares.
Pra quem pensa em viajar, tem de encarar um dilema, se procura sossego logo se pensa em ir pro campo, pois terá menos transito e menos pessoas, mas se estiver procurando agitação, daí sim litoral é um ótimo lugar pra ir. Mas agora as coisas estão um pouco diferentes dessa lógica, os campings localizados no meio do Campo também estão promovendo folias, um exemplo disso foram os e-mails que recebi essa semana, de dois campings onde, um promoverá um baile, com direito a concurso de fantasia e vip pra uma folia mais tradicional do local e o outro informava que no camping haverá um DJ durante esse período. Será que tem mais campings aderindo a essa tendência?
Agora fica a pergunta, onde fica o local pra quem procura sossego?
Como já comentado em outros blogs, os campings parecem estar mudando o foco cada dia mais para atrair mais público e conquistar mais pessoas adeptas de viagens. Não tenho a intenção de criticá-los por isso, pelo contrário, acho interessante a criatividade e as novas tendências, mas será que muitos campings estão aderindo a essa nova idéia?
Infelizmente pra mim, esse Carnaval como todo Carnaval nada de camping. Quem sabe nos próximo.
domingo, 18 de janeiro de 2009
Novos Acessórios
Chegaram os meus mais novos itens indispensáveis para camping, esses o Alexandre do Barraca & Chimarrão vai concordar comigo. Essas são as minhas Cuia, Bombas, Garrafa Térmica e a Erva Mate, que vieram direto do Sul, mas confesso que ainda não dominei a técnica pra fazer, mas um dia eu aprendo porque estou praticando sempre.
Pra quem nunca experimentou um chimarrão, eu recomendo, é muito bom.
Detalhe: não estranhem, mas eu fotografei quando a cuia ainda estava curando, por isso ela estava cheia de erva mate e água.
Agradecimento: Alexandre (que teve a paciência de comprar os apetrechos todos e me mandar pelo correio, fora que eu ainda fico pedindo pra me ensinar como fazer tudo)
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Lugares para 2009
Início do ano é sempre a época de pensar no que se espera para esse ano, por isso comecei o ano fazendo uma lista de lugares aos quais quero conhecer ou retornar esse ano.
Atibaia (Pedra Grande) - SP
Cabreuva - SP
Itú - SP
Joanópolis - SP
Ubatuba - SP
Bueno Brandão - MG
Espírito Santo - ES
Florianópolis (Barra da Lagoa) - SC
Garopaba - SC
Cambará do Sul (Cânions) - RS
Tenho certeza de que ao longo do ano outros locais irão despertar meu interesse, mas inicialmente a minha meta de lugares pra conhecer são esses. Espero ao final do ano poder mostrar aqui um pouco de cada um desses lugares.
Piracicaba
Local: Piracicaba - SP
Data: 18/10/2008
Tempo de viagem: aprox. 3 horas
Transporte: carro
Atividades: evento na cidade, mas que proporcionou a oportunidade de fazer turismo nas horas vagas.
Esta foi uma viagem que começou da forma mais simples e que no final se tornou uma ótima oportunidade de conhecer pontos turísticos e históricos, mostra que com um pouco de boa vontade e uma boa companhia, qualquer viagem pode ser torna uma boa história pra contar.


Acordamos cedo e encaramos a maior chuva pra chegar até o local onde encontraríamos a nossa carona e por nenhum dos dois esperarem chuva, chegamos encharcados no local. Graças ao transito formado pela chuva, nossa carona se atrasou em quase 1 hora para chegar lá, e enquanto esperávamos vimos a chuva ir embora. Resumindo até aí essa viagem já estava com cara de grande chateação.
Pegamos a estrada e chegamos pouco antes da hora do almoço na cidade e procuramos algum lugar pra almoçar, após o almoço fomos para um mirante que tinha na cidade. Nesse momento deparamo-nos com uma das paisagens mais bonitas da cidade, uma enorme ponte sobre o Rio Piracicaba.
Atravessando a ponte encontramos as “ruínas” de um antigo engenho que data de 1881, e que foi na época o maior engenho de açúcar do Brasil.
Andando pela região do engenho, encontramos um lugar que muito nos lembrou uma senzala, mas infelizmente não tivemos confirmação se era realmente ou não, de qualquer forma, o local é de arrepiar.
Logo após o Engenho há um conjunto de Mirantes que dão acesso a visão aa vasta extensão do rio Piracicaba, surpreendendo nos trechos onde ele parece vencer as pedras mas que forma um rio vasto em outro trechos.
Depois de toda essa visita a um dos pontos turísticos de Piracicaba é que fomos para o evento que nos levou até a cidade, mas com a sensação maravilhosa de ver todos aqueles ícones históricos.
Mas a parte mais engraçada da história foi o retorno, meu irmão ficou pela cidade, mas eu precisava voltar por ter outro compromisso em SP no dia seguinte, por isso resolvi voltar de noite, ao chegar na rodoviária o ultimo ônibus para SP havia partido fazia exatamente 5 min. Por isso tive de pegar um ônibus de Piracicaba para Campinas e que levou 1 hora e 40 min para chegar até a rodoviária de lá. Chegando na rodoviária, o ônibus estava manobrando quando vi o ônibus que ia para SP partindo, daí tive de esperar mais 40 min até que o próximo ônibus partisse. Cheguei em SP de madrugada e desci do ônibus correndo para dar tempo de pegar o metrô antes que as catracas fechasse, pois já era madrugada quando desembarquei. Por sorte nesse mesmo dia estava entrando em vigor o horário de verão e consegui pegar os metrô pra voltar para casa.
Essa foi uma viagem que tinha tudo pra ser a mais simples ida a uma cidade do interior e com um pouco de boa vontade e espírito de aventura se tornou uma boa história pra contar.
Mais fotos da visita a cidade:
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Feliz 2009
Opa,
Sei que andei sumido, mas não foi por mal, acontece no final do ano, sempre com presentes, preparações pra festas de fim de ano, preocupações com viagens e outras coisas!
A todos os visitantes, desejo um Feliz 2009, repleto de alegrias, viagens e principalmente, histórias pra contar.
Dentro em breve, colocarei alguns relatos das viagens que fiz nesses tempos.
Um grande abraço a todos.













